8 dicas para se preparar para o inverno com muita saúde

A estação mais fria do ano chegou e para amenizar os problemas que chegam com ela, separamos algumas dicas para você.

Imagem sobre "8 dicas para se preparar para o inverno com muita saúde"

A chegada do inverno e as temperaturas mais baixas provocam queda na imunidade e possível surgimento de doenças. Alguns cuidados são fundamentais para preparar melhor o seu corpo para a chegada da estação e evitar que você seja pego de surpresa. Quer ver como cuidar melhor da sua saúde no friozinho da estação? Acompanhe o post até o final. 😉

Alimente-se bem

Não deixe que o frio faça você descuidar da alimentação. Aposte principalmente em alimentos ricos em vitaminas A e C, que auxiliam na resistência imunológica. Alimente-se de 3 em 3 horas e não abuse de doces e alimentos gordurosos.

Pratique exercícios leves

Muita gente deixa os exercícios de lado com a chegada do inverno. Mas a prática de atividades físicas, por pelo menos três vezes por semana, são suficientes para aumentar a sensação de bem-estar, a energia e disposição do corpo para as atividades cotidianas.

Hidrate-se

Aumente a ingestão de líquidos. Além da água, sucos naturais são grandes aliados da saúde e do bom funcionamento do organismo.

Utilize creme hidratante e soro fisiológico

É comum nesta época do ano que a pele fique mais ressecada, o que também facilita a entrada de bactérias em seu organismo. Para cuidar disso, tenha sempre um hidratante corporal por perto, utilize pomada ou manteiga de cacau para os lábios e para o ressecamento dos olhos e narinas, o soro fisiológico.    

Mantenha os ambientes arejados e livres de poeira

A higienização dos ambientes é muito importante para evitar o surgimento de doenças respiratórias, como rinite alérgica e asma. Mantenha as janelas abertas e os móveis e cômodos livres de poeira, utilizando pano úmido. Cortinas, carpetes e bichos de pelúcia acumulam muito pó e devem ser evitados.

Cuide das peças de roupas e roupas de cama

As roupas mais pesadas costumam ficar mais tempo sem uso. Portanto, antes de voltar a usá-las, deixe-as no sol e lave-as. O ferro de passar roupa também é um grande aliado para a eliminação de ácaros e microrganismos. Pessoas alérgicas devem evitar o uso de cobertores de pelo, preferindo os de algodão ou tecido sintético.  

Cuide bem das suas mãos

As mãos estão a todo momento em contato com objetos sujos e infectados. Lave-as bem com água e sabão, álcool em gel, e evite colocá-las em contato com os olhos e nariz.

Vacine-se

As vacinas são ótimas escolhas para quem deseja aumentar a imunidade contra as doenças. No inverno, os vírus da gripe circulam com mais facilidade e a vacina da gripe pode ser a melhor maneira de te deixar longe da doença!

 

Quer saber mais sobre saúde e bem-estar? Assine nosso blog para receber conteúdos com frequência!

Fique ligado

Cadastre seu e-mail para receber informações sobre a saúde: