Tudo sobre a vacina contra gripe

Você tem alguma dúvida sobre a vacina contra gripe? Neste post explicamos tudo para você!

Imagem sobre "Tudo sobre a vacina contra gripe"

Toda vez que uma campanha de vacinação contra gripe começa, várias perguntas surgem. As questões são as mais diversas possíveis, desde curiosidades sobre a aplicação e possíveis efeitos colaterais. Pensando nisso, preparamos esse texto para sanar suas dúvidas. Confira:

Como acontece a transmissão da gripe?

O vírus é transmitido de pessoa a pessoa, por meio de tosse, espirro e, principalmente, pelo contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

A vacina protege contra mais de um tipo de gripe?

Existem as vacinas trivalente e a quadrivalente. No Brasil, temos na rede privada a quadrivalente, que possui dois subtipos do vírus Influenza [dois subtipos A, normalmente H1N1, e o vírus da gripe sazonal] e dois subtipos B que dependem do vírus circulante no ano anterior. Já a vacina distribuída na rede pública é a vacina trivalente, que possui os dois tipos da Influenza A (H1N1 e o H3N2) e um vírus da Influenza B. 

Existe alguma contraindicação?

A vacina só não é recomendada para quem tem alergia grave à proteína do ovo, devido a sua utilização durante a fabricação. Confira também outros componentes da fórmula antes de se vacinar para ter certeza de que você não é alérgico a eles.

Tem efeito colateral?

Não existe efeito colateral. Em poucos casos pode-se sentir dor ou tensão no local da injeção. Além disso, algumas pessoas podem apresentar mal-estar, desconforto muscular ou febre, mas todas essas ocorrências tendem a desaparecer em até 48 horas.  

Vou ficar gripado após me vacinar?

Não! A vacina contra a influenza (gripe) é inativada, contendo vírus mortos, fracionados ou em subunidades, não podendo, portanto, causar gripe.   

Quanto tempo demora para a vacina fazer efeito?  

Em adultos saudáveis, a detecção de anticorpos protetores se dá entre 2 e 3 semanas após a vacinação e apresenta, geralmente, duração de 6 a 12 meses. O pico máximo de anticorpos ocorre após 4 a 6 semanas da aplicação.  

Quem se vacinou no ano passado precisa se imunizar novamente?

Sim. A imunidade dura de 6 a 12 meses e a composição da vacina muda anualmente, de acordo com os vírus que circularam no ano anterior.  

A vacina da gripe protege contra resfriado?

Não. A vacina contra gripe imuniza somente contra os surtos de gripe e não contra resfriados.

 

Tem mais alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui embaixo e, em breve, responderemos a você! 😉

Fique ligado

Cadastre seu e-mail para receber informações sobre a saúde: