Você sabia que existe uma vacina contra dengue?

A vacina contra dengue existe e pode ser uma das melhores maneiras de se prevenir da doença.

Imagem sobre "Você sabia que existe uma vacina contra dengue?"

A vacina contra a dengue foi criada para prevenir a manifestação do vírus no sistema imunológico. Como a doença pode levar a complicações sérias, dependendo do avanço de sua infecção, essa é a melhor maneira para passar longe da dengue, além dos cuidados com focos de larva em casa.

Pensando nisso, separamos algumas perguntas que podem ser interessantes para você. Confira:  

 

Quem deve tomar a vacina?

A vacinação contra a dengue é recomendada para pessoas de 9 a 45 anos. Não há confirmação da eficácia da vacina em pessoas com idade inferior a 9 anos e superior a 45. A necessidade da vacina para essas idades deve ser sempre avaliada pelo médico.

Quem não deve tomar a vacina?

Grávidas ou mulheres amamentando, crianças com menos de 9 anos e mais de 45, pessoas alérgicas a algum componente, com baixa imunidade congênita ou adquirida, em tratamento com corticoides em dosagens elevadas e prolongadas, em tratamento de radioterapia e quimioterapia e pessoas em estado febril da vacina não devem tomá-la.

Quem já teve dengue pode tomar a vacina?

Sim. É, inclusive, muito recomendado. Existem 4 tipos de sorotipos da dengue e quem já teve um deles, continua vulnerável aos outros. A vacina fará com que esteja mais protegido contra eles.

Apenas uma dose é suficiente?

A vacina contra a dengue é aplicada em três doses, com intervalos de seis meses. A imunização começa a acontecer a partir da primeira dose, mas é necessário tomar as três doses para a imunização completa.  

A vacina previne Zika e Chikungunya?

Mesmo sendo também transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti, a vacina contra a dengue não protege contra Zika e Chikungunya.

Como podem ser os efeitos colaterais da vacina?

Em geral, a vacina é segura e bem tolerada pelo organismo, não trazendo efeitos colaterais graves. Entretanto, é comum sentir dor e desconforto no local da aplicação. Algumas pessoas também podem apresentar febre e dor de cabeça.

A vacina é eficaz?

A vacina é segura e eficaz, passou por muitos anos de pesquisas e estudos que demonstraram proteção de 93% contra a dengue grave e redução de 80% das internações pela doença.

É preciso cuidar dos focos do mosquito também

Apesar de a vacina proteger contra a dengue, é importantíssimo ajudar na luta contra os focos do mosquito Aedes aegypti. Por isso, confira se não há água parada em pneus, vasos de plantas, caixas d’água e em outros lugares. Contribua!

 

Ficou interessado na vacina? Venha até a unidade Hermes Pardini mais próxima para se vacinar!

Fique ligado

Cadastre seu e-mail para receber informações sobre a saúde: